De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

luto

Morre guitarrista cearense Cristiano Pinho

cristianodsa

O guitarrista cearense Cristiano Pinho morreu aos 59 anos nesta quarta-feira (3). O falecimento do músico foi confirmado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio das redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Cristiano era multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Natural de Viçosa do Ceará, consagrou-se por tocar com nomes como Fagner, Kátia Freitas, Amelinha, Fausto Nilo e Ednardo.

“Com profunda tristeza que informamos o falecimento do guitarrista cearense Cristiano Pinho, artista talentoso e inspirador da música brasileira. Nossos profundos sentimentos à família, amigos e todos os fãs que encontraram conforto e alegria em sua arte”, diz nota da Secultfor.

Um velório irá acontecer no Teatro Municipal São José, das 7h às 12h. Depois, o corpo será levado para a funerária Ethernus, também em Fortaleza, para a despedida de familiares e amigos, de 13h às 15h30. Às 16h ocorre uma missa na Ethernus.

Parceiro de longa data nos palcos e também na vida pessoal, Fausto Nilo fez uma publicação de despedida ao amigo nas redes sociais. “Continuamos juntos, parceiro Cristiano Pinho. Grato por tudo”, escreveu o artista.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, prestou condolências aos familiares e amigos do músico, e comentou sobre o legado de Cristiano para a música cearense.

“A cena musical cearense se despede de um dos mais aclamados instrumentistas do estado, Cristiano Pinho. Guitarrista, violonista, rabequeiro, compositor, arranjador e produtor musical, Cristiano deixa uma marca profunda na música brasileira, colaborando com artistas renomados como Fagner, Kátia Freitas, Amelinha, Fausto Nilo e Ednardo. Meus sentimentos de pesar à família, amigos e fãs”, disse o governador.

O luto na música cearense também foi lamentado pelo Instituto Iracema e pela Vila das Artes de Fortaleza. “É com profundo pesar, que lamentamos o falecimento do guitarrista Cristiano Pinho. Nossos mais sinceros sentimentos a familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de cruzar por seus caminhos”, afirmaram as instituições.

Natural de Viçosa do Ceará, Cristiano Pinho iniciou a trajetória na música com 12 anos, quando começou a tocar. Segundo a Secult, o artista estudou harmonia e improvisação na Escola Ian Guest de aperfeiçoamento musical, no Rio de Janeiro, e graduou-se em música na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ele ganhou destaque nacionalmente por trabalhar em discos e integrar shows de cantores e compositores como Raimundo Fagner, Kátia Freitas, Fausto Nilo, Amelhinha, Ednardo, Dominguinhos, entre outros.

Multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, Cristiano lançou dois álbuns solo de música instrumental: “Pessoa” (1997) e “Cortejo” (2010), com participação especial de Fagner, com quem tinha parceria desde 1997.

Ele integrou a banda do cantor e compositor em turnês pelo Brasil e exterior, nas gravações de álbuns e DVDs e em apresentações em programas de televisão.

Pinho estrelou inúmeros festivais de música instrumental, entre eles o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga e o Festival Música na Ibiapaba, neste último, sendo convidado, também, em várias edições, como professor.

Diário do Nordeste

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.