De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3 Ao Vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

política

Lula confirma participação na Marcha dos Prefeitos em meio a cobrança da desoneração

1_presidente_lula-26417763

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação na abertura da Marcha dos Prefeitos. Ele irá ao evento nesta terça-feira, 21, em Brasília. Será às 10 horas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A Marcha dos Prefeitos, cujo nome oficial é XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, é realizada do dia 20 ao dia 23 deste mês. Ao todo cerca de 9 mil prefeitos de todo o país devem estar na capital ao longo do evento.

Esta é a primeira vez que o presidente Lula participa do ato desde que assumiu o seu terceiro mandato. Em 2023 ele estava em viagem oficial na China e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) o representou na ocasião.

Além de Lula, outros nomes de peso em Brasília devem comparecer ao evento na terça, dentre eles o presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O movimento pressiona o governo pela desoneração da folha dos municípios. Está previsto para que a equipe econômica do governo Lula anuncie medidas para compensar a perda de receitas com o acordo que manteve a desoneração para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Leia também:  STF tem maioria para retirar mandato de sete deputados federais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na última semana que o governo ainda está no processo de análise do impacto sobre os cofres públicos. Ele e Rodrigo Pacheco haviam anunciado um acordo que superou o impasse em torno da prorrogação da desoneração da folha de pagamento.

O benefício será mantido em 2024 e a partir de 2025 reduzido gradualmente até 2028. A partir da data, os 17 setores voltarão a pagar a alíquota de 20% da folha, como é com os demais segmentos. O acordo costurado custará cerca de R$ 7,2 bilhões este ano.

O Povo

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress