De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Jantar após às 21h pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diz pesquisa

pratos-entrada-jantar-freres-960x540

Todos sabemos que praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Mas você sabia que o horário das suas refeições também pode impactar diretamente a sua saúde cardiovascular?

O conceito de “crononutrição” sugere que devemos ajustar nossos horários de alimentação de acordo com o nosso relógio biológico, ou seja, comer quando nosso corpo está mais preparado para processar os alimentos.

Estudos publicados na Nature Communications revelam que tanto o horário do café da manhã quanto o do jantar podem estar associados a um risco maior de doenças cardiovasculares. Por exemplo, quem toma café da manhã após as 9h corre um risco maior de desenvolver problemas cardíacos em comparação com quem se alimenta antes das 8h.

O mesmo vale para o jantar: aqueles que jantam depois das 21h têm um risco 28% maior de sofrer doenças cerebrovasculares do que aqueles que fazem a última refeição antes das 20h. Isso acontece porque jantar tarde pode alterar o relógio biológico, enviando sinais para o corpo se manter ativo quando, na verdade, deveria estar se preparando para o descanso.

Para garantir uma saúde cardiovascular otimizada, o ideal seria tomar o café da manhã por volta das 8h e jantar antes das 20h, proporcionando um jejum noturno de cerca de 13 horas.

Essas descobertas foram baseadas em dados de mais de 100 mil voluntários, com idade média de 42 anos. Os pesquisadores analisaram os registros alimentares desses indivíduos para verificar a associação entre os horários das refeições, o tempo de jejum e o risco de doenças cardiovasculares.

Em geral, os participantes que tendem a se alimentar mais tarde incluem jovens, estudantes, desempregados, solteiros, fumantes e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Leia também:  Estudo aponta bebida alcoólica que protege contra o diabetes e fortalece ossos e dentes

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress