Para alcançar a meta de atender os 184 municípios do Ceará com a universalização do Ensino Superior gratuito e de qualidade, o Governo do Ceará reuniu, nesta quarta-feira (4), prefeitos e prefeitas para discutir a implantação de novos 41 polos de cursos de graduação e especialização por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação. O encontro foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O momento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; das secretárias Sandra Monteiro, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e Eliana Estrela, da Educação (Seduc); reitores; entre outros.
Itapiúna está entre os 41 municípios cearenses contemplados com a implantação de polos da Universidade Aberta do Ceará (UAC), iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O prefeito de Itapiúna, Júnior Lopes, celebrou a conquista e reafirmou seu compromisso com a educação.
“Hoje estive, mais uma vez, ao lado do nosso governador Elmano de Freitas, reforçando o compromisso com a educação. A reunião foi sobre a ampliação da Universidade Aberta do Brasil para 41 municípios e, com muita alegria, anuncio que Itapiúna será uma das cidades beneficiadas! Essa é uma conquista importante para a valorização da juventude, a qualificação profissional da nossa população e a construção de uma Itapiúna mais justa, com mais acesso à educação superior para todos”, destacou o gestor.
Com o novo polo, Itapiúna passa a integrar a rede de educação superior a distância do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social do município.
Aos gestores, Elmano de Freitas afirmou que o Governo do Ceará avança para transformar a realidade socioeconômica do estado por meio da educação. “Todas as nossas universidades federais e estaduais estão em expansão dos seus serviços presenciais. Estamos ampliando os campi das universidades e o ensino a distância. É uma mudança muito profunda no acesso à educação superior no Ceará, o que eu considero uma elevação no nível de formação educacional do nosso povo”, destacou o governador, agradecendo a parceria com o Ministério da Educação e gestores municipais.
O sistema UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da Educação a Distância (EaD). No Ceará, a rede UAB tem as instituições públicas estaduais e federais como parceiras: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e; Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Os 41 novos polos se juntam aos 112 existentes, totalizando 153 polos da rede UAB. Nesse total também estão polos que serão contemplados as 5 mil novas vagas, com início previsto para o segundo semestre deste ano.
Os cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) UAB são voltados, principalmente, à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.
Governador Elmano de Freitas
Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado, Sandra Monteiro
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS


Fotos: Inova Comunicação e Marketing e Governo do Estado



