De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

economia

IR 2024: 42,4 milhões de declarações foram entregues dentro do prazo

Screenshot 2024-06-01 at 12-01-56 IR 2024 42 4 milhões de declarações foram entregues dentro do prazo

Segundo balanço da Receita Federal divulgado neste sábado (1º/6), mais de 42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foram entregues dentro do prazo, encerrado nessa sexta-feira (31/5). O IRPF 2024 tem como base o ano-calendário 2023.

O auditor-fiscal José Carlos Fonseca, responsável pelo programa do IR, destacou que neste ano o processo de entrega da declaração ocorreu de maneira “extremamente tranquila”. “Não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade”, disse ele.

O número de 42,4 milhões de declarações é maior do que o total entregue em 2023 — 41 milhões — e fica um pouco abaixo das 43 milhões esperadas pelo Fisco.

“Todo ano, a gente tem um crescimento natural da entrega das declarações, de acordo com a melhoria da economia, de acordo com a oferta de emprego. A gente tem visto que o crescimento é constante”, explicou, em março, José Carlos Fonseca.

Do total de declarantes, 60,6% têm imposto a restituir, 20,5% a pagar e 18,9% não terão incidência nenhuma. O estado com maior número de declarações recebidas foi São Paulo, com quase 13,6 milhões. Já Roraima foi o estado com o menor número de declarações, somando apenas 93,1 mil.

O contribuinte que ainda não declarou pode se regularizar, mas o envio de declarações após o prazo legal está sujeito à multa por atraso na entrega de declaração. A multa mínima é de R$ 165,74, isso para declarações sem imposto a pagar.

Para entregar a declaração do IRPF após o prazo, é necessário acessar os meios oficiais do Fisco, como o site do Meu Imposto de Renda, ou o aplicativo homônimo disponível para smartphones e tablets.

As multas e punições não são aplicadas sobre os casos nos quais os contribuintes enviam declaração retificadora para corrigir possíveis erros da entrega anterior. O prazo para correção na declaração já encaminhada ao Fisco começa às 8h da próxima segunda-feira (3/6).

Excepcionalmente, para moradores nos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o prazo de entrega se estenderá até 30 de agosto de 2024.

Os contribuintes que vivem nos municípios afetados (confira a lista aqui) pela tragédia têm, portanto, mais três meses para cumprir as obrigações fiscais com a Receita.

Neste ano, a declaração pré-preenchida, que estava acessível para 75% dos declarantes, foi utilizada por 41,0% dos contribuintes, enquanto em 2023 apenas 23,9% utilizaram esse recurso durante todo o período de entrega da declaração.

Essa modalidade reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina.

Metrópoles

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.