De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

mundo

Homem viveu até os 78 anos sem saber que tinha três pênis

blog-penis

Um homem britânico viveu até os 78 anos sem perceber que tinha dois pênis extras — deixando para os estudantes de medicina encontrá-los depois que ele morreu.

Acredita-se que o aposentado passou a vida inteira sem saber da sua variação anatômica. A condição ultrarrara foi finalmente notada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Birmingham quando dissecaram o corpo.

Eles o diagnosticaram com trifalia, uma condição genética rara que só foi registrada uma vez antes, em 2020, de acordo com a revista “Journal of Medical Case Reports”. Já a difalia — ou pênis duplicado — afeta uma em cada cinco a seis milhões de pessoas.

O homem foi descrito como branco, com cerca de 1,80 m de altura, que parecia ter genitália normal no exame externo. Quando isso foi dissecado, revelou “dois pequenos pênis supranumerários escondidos dentro do saco escrotal”.

No útero, a fase inicial do desenvolvimento genital ocorre de quatro a sete semanas de gestação.

“O pênis se desenvolve a partir do tubérculo genital e é controlado pela di-hidrotestosterona. Anormalidades genéticas que afetam a expressão de receptores de andrógenos podem causar anormalidades genitais morfológicas. Neste caso, pode ter havido triplicação do tubérculo genital. A uretra se desenvolveu originalmente no pênis secundário, no entanto, quando este pênis não se desenvolveu, a uretra desviou seu curso e se desenvolveu no pênis primário”, disseram os autores do relato médico.

Em quase todos os casos de duplicação peniana externa, que era tipicamente associada a outras anormalidades congênitas, os cirurgiões decidiram remover o pênis adicional. A duplicação peniana interna, no entanto, era tipicamente identificada mais tarde na vida com “disfunção sexual, sintomas urinários obstrutivos e incontinência urinária na idade adulta”.

Os autores acrescentaram que, dada a natureza acidental da descoberta, eles sugeriram que a duplicação peniana interna pode ser mais comum do que se pensava anteriormente.

O outro caso de trifalia conhecido ocorreu em Duhok (Iraque). Um menino nasceu com dois pênis a mais, um media 2cm e estava localizado na raiz do pênis principal, enquanto o outro tinha 1cm de comprimento e estava posicionado abaixo do escroto. Apenas um pênis era funcional, então os outros dois — presos ao corpo de seu pênis real e na parte inferior de seu escroto — foram removidos cirurgicamente.

Os pais do menino, que tinha 3 meses à época, o levaram a um hospital por causa de inchaço no escroto, contou o “Daily Mail”. Os médicos notaram logo que o menino tinha dois pênis extras e descobriram que nenhum dos pênis extras tinha uretra, o tubo por onde passasse a urina, e decidiram que a cirurgia era a melhor opção.

Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.