De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3 Ao Vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

Governo Federal anuncia investimentos em novo campus e hospital universitário no Ceará

WhatsApp-Image-2024-06-07-at-14.28.00-900x500-1

O Governo Federal revelou, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), seus planos de investimento na construção de um novo campus e um novo hospital universitário no Ceará. O anúncio foi feito em meio à greve que já se estende por quase três meses entre técnicos administrativos e docentes.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o novo campus será erguido em Baturité e será uma das dez novas unidades a serem implantadas em todo o Brasil. Embora a pasta não tenha confirmado qual instituição será abrigada, em março deste ano, o Governo do Ceará e o próprio ministério homologaram a criação do novo curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município.

Ao todo, será feito um investimento médio de R$60 milhões para cada novo campus, incluindo edificação e equipamentos. Além disso, também está inclusa a ampliação do corpo docente e técnico-administrativo para garantir o funcionamento dessas universidades.

Quanto ao novo hospital universitário, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi confirmada como sua instituição-sede. Segundo a UFCA, o reitor Silvério Freitas em breve deve assinar um protocolo de intenções com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A minuta do documento foi entregue ao Gabinete da Reitoria na última semana e está em fase de análise pela Procuradoria-Geral da Universidade.

Leia também:  Municípios devem enviar planta de valores de imóveis ativos da União até 30 de junho

As negociações entre UFCA, Ebserh, MEC e outros órgãos públicos começaram em junho de 2023. Conforme o protocolo de intenções, a UFCA colaborará com a realização de um diagnóstico situacional e uma auditoria pela Ebserh na Unidade Hospitalar Universitária. Paralelamente, a Ebserh conduzirá visitas técnicas para determinar os recursos necessários para viabilizar a unidade de saúde.

“Ao lado dos esforços da Ebserh e da UFCA, várias entidades nas esferas municipal, estadual e federal têm buscado recursos para o projeto, incluindo a identificação de um terreno no Cariri e uma dotação orçamentária específica. O governo do Ceará, por exemplo, pretende ceder um terreno ao lado do campus Juazeiro do Norte da UFCA para abrigar o futuro HU. O processo de doação ainda está em andamento”, afirmou a Universidade.

ANC

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress