“Aperfeiçoar os modelos e os grupos gerenciais, com alinhamento de novas ações” esta foi a fala inicial do diretor presidente da Ematerce, Inácio Mariano, no encontro que reuniu 35 gestores, assessores e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão – CETREX, localizado em Caucaia, a 15 quilômetros de Fortaleza, nessa segunda-feira, 19 de agosto de 2024. Presentes e compondo a mesa organizadora das apresentações os diretores técnico, Itamar Lemos e o administrativo e financeiro, José Maia.
Para o presidente é “importante sempre alinhar as nossas ações, entrar no mundo global das informações, vendo o funcionamento da empresa, o que funcionou e o que não aconteceu. Os regionais de Sobral e Litoral Leste, na minha última viagem, vi a implantação da nossa ferramenta digital. Precisamos olhar para estes dados que entram, fazer o filtro no nosso aplicativo, contar o que está sendo realizado, ver as dificuldades, para escolhermos as melhores ações, para a retomada do segundo semestre. A partir da quantidade é necessário aprimorar a qualidade, levando tecnologia para o campo.” Comentou ainda sobre o sistema de cooperativismo e dos indicadores de renda dos pequenos agricultores. Completou: “esta é uma reunião para situar o que se efetiva na Empresa.”
“O crédito rural, os convênios com o Banco do Nordeste do Brasil-BNB, com o Banco do Brasil – BB, na questão do fomento e com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural-ANATER e a liberação de recursos do governo do estado vem dando uma movimentação aos trabalhos, bem como o segmento da agroindústria, agregando tecnologia, valor, consequentemente melhorando a renda e a vida dos agricultores. Estou feliz”. Disse o diretor técnico Itamar Lemos.
Lembrou os trabalhos na área do caju e a parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, fazendo o link com os agricultores, transferindo rápido as informações para o campo. Também, o sucesso da PEC NORDESTE – , das atividades dos Dias de Campo, como último, no sítio Águas Finas, em Baturité, com a produção de café de sombra, a concorrência no edital de reflorestamento, o Crédito Fomento para Mulheres, o edital e ligações com a Financiadora de Estudos e Projetos – FINDEP e a vinda de técnicos do último concurso, com uma bagagem científica de mestrado e doutorado, aprimorando o quadro de profissionais da empresa.
No setor das finanças o diretor administrativo e financeiro, José Maia, relatou sobre a situação dos aportes recebidos e dos que estão para chegar para finalizar o ano, no que tange o prosseguimento dos trabalhos. A compra de 90 computadores, sendo 45 de mesa e 45 notebook, para o campo; as reformas das sedes dos escritórios no interior do estado; avanço e principais ações da contabilidade; arrecadação de recursos oriundos do crédito rural e fundiário; parcerias com o DETRAN, SEMACE, PRF, PRE, Superintendência de Obras Públicas-SOP, SEPLAG, SEDUC; articulações com prefeituras e a aquisição de 15 veículos.
No âmbito da Associação dos Servidores da Ematerce, a exposição ficou por conta, do presidente Sidonio Fragoso, que deu detalhes do acordo coletivo de trabalho; da situação dos planos de saúde; licença paternidade e sobre o andamento da obra de reforma da sede, com as melhorias de salas para o exercício do trabalho e da ampliação no número de apartamentos. Acrescentou que mensalmente todas as associações estão se reunindo com a Faser.
Web Rádio Ceará Rural