Em reunião com a bancada cearense e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), formalizou nesta terça-feira (3) a assinatura de um contrato que assegura recursos para a execução de três lotes de obras do Eixão das Águas.
O investimento, que ultrapassa os R$ 719 milhões, irá viabilizar a duplicação da capacidade de transmissão de água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
O governador cearense explicou que, com a conclusão das obras, a transmissão de água será aumentada de 11 mil litros por segundo para 22 mil litros por segundo, beneficiando diretamente Fortaleza e o Porto do Pecém. Os lotes 3, 4 e 5 serão contemplados com os novos recursos, enquanto os trechos 1 e 2 já estão em andamento.
Em entrevista coletiva , Elmano destacou a importância do investimento para a infraestrutura hídrica do estado, uma vez que o Eixão das Águas é um dos principais sistemas de abastecimento da região.
A assinatura do contrato foi possível com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que viabilizou o financiamento das obras.
Fonte: O POVO



