26 municípios cearenses solicitaram e devem receber reforço federal na segurança para as eleições de 2024. A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, na última quinta-feira, 19.
Dentre os municípios que devem contar com o reforço federal estão Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Santa Quitéria e outros. O TRE-CE divulgou a lista com as 26 cidades que devem receber o reforço. Veja a lista de cidades abaixo.
Cidades que devem receber reforço federal nas eleições 2024
- Fortaleza
- Sobral
- Juazeiro do Norte
- Caucaia
- Pacajus
- Maracanaú
- Itaitinga
- Quixadá
- Camocim
- Aquiraz
- Iguatu
- Novo Oriente
- Canindé
- Mombaça
- Alto Santo
- Santa Quitéria
- Maranguape
- Crateús
- Icó
- Caririaçu
- Boa Viagem
- Madalena
- Crato
- Morada Nova
- Pedra Branca
- Barbalha
O número representa mais que o dobro de municípios cearenses que receberam reforço federal na segurança nas eleições de 2020. Há quatro anos, foram 11 cidades do Estado que receberam o auxílio de tropas federais.
O presidente do TRE-CE informou que a solicitação já foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte, segundo ele, já teria mandado para o Ministério da Defesa e, na próxima semana, já devem estar chegando reforços. Raimundo Nonato disse ainda que se reuniria com o comandante da 10ª Região Militar e com o general do Exército comandante da região Nordeste para tratar do assunto.
“Estaremos reunidos para falar sobre a possibilidade de antecipar as tropas federais em alguns municípios que nos dão mais trabalho. Sobral, Caucaia, Santa Quitéria, Morada Nova. Tem algumas regiões que estão no nosso radar”, complementou.
O desembargador reforçou ações conjuntas para coibir violência política, lembrando de casos de ameaças sofridas por candidaturas em Sobral e Caucaia. “Estamos mapeando, por exemplo, violências. A violência (contra candidatos) em Caucaia, imediatamente demos repostas, com ação e prisões feitas pelas autoridades. Não estamos deixando de dar a resposta enérgica. Em Sobral da mesma forma, após ameaça a candidata Izolda”, lembrou.