De Segunda a Sexta – 06h às 07h

religião

Dom Aurélio, bispo da Diocese de Quixadá, participa de reunião do Conselho Epsicopal em Fortaleza

Screenshot 2024-10-15 at 12-29-28 Dom Aurélio bispo da Diocese de Quixadá participa de reunião do Conselho Epsicopal em Fortaleza - Revista Central

O bispo da Diocese de Quixadá, Dom Aurélio Pinto de Sousa, e outros oito bispos das nove dioceses espalhadas pelo Ceará, participam de um encontro em Fortaleza, para discutir desafios pastorais e compartilhar o atual cenário das dioceses no contexto paroquial.

O encontro que ocorre anualmente, teve início nessa segunda-feira (14) e segue até quarta (16), no Seminário São José de Teologia, em Fortaleza e faz parte das atividades do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante o primeiro dia, o encontro foi reservado aos bispos, além de haver um momento privativo com os prelados após o almoço. Nesta terça (15), as atividades iniciaram com a oração das Laudes, seguida de um momento de oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento.

Como o momento da reunião em que os bispos fazem um traçado do cenário atual de suas dioceses é privativo, não se sabe quais as demandas Dom Aurélio e os demais bispos, tenham levado para discutir no encontro com os superiores do Clero.

Leia também:  Ibicuitinga divulga resultado preliminar do edital da PNAB – Lei Aldir Blanc

O Revista Central conversou com uma fonte da Santa Sé que elencou duas questões, que podem ser discutidas no encontro. Uma é sobre o avanço do movimento evangélico, o que altera a hegemonia no número de fiéis católicos pelas cidades do Sertão Central. O número de igrejas e centros de orações da corrente protestante também tem crescido num ritmo muito maior, e apesar da força do catolicismo, esse fator altera em alguma medida a manutenção de fiéis nas paróquias.

O outro é sobre a participação dos fiéis como voluntários nas coordenações pastorais. Esse número, segundo a fonte revelou ao RC, tem sido cada vez menor desde o fim do período de pandemia, o que pode provocar, entre outros, uma espécie de fragilidade nas ações pastorais desenvolvidas no centro das igrejas.

Entre as comissões estão as de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e Família, Juventude e Comunicação Social. O encontro termina com a partilha sobre as atividades e informações sobre o ano jubilar, seguido de uma oração final.

Leia também:  Ibicuitinga abre vagas para o programa Esporte em 3 Tempos

Revista Central

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.