O comércio varejista no Ceará apresentou um bom desempenho em 2024, com um crescimento acumulado de 9,6% até o mês de maio. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 12,1%. Estes dados foram revelados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sete das oito categorias avaliadas na pesquisa mostraram variações positivas. Os setores que mais se destacaram foram os de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com crescimento de 24,6%; artigos de uso pessoal e doméstico, com 17,7%; combustíveis e lubrificantes, com 13,3%; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 10%; móveis e eletrodomésticos, com 9,6%; tecidos, vestuário e calçados, com 7,7%; livros, jornais, revistas e papelaria, com 0,8%.
Por outro lado, o único segmento a registrar queda foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. Ao todo, a redução foi de 23,4%.
Brasil
Em nível nacional, os segmentos de vestuário e calçados (2,0%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%), e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) apresentaram resultados positivos. No entanto, móveis e eletrodomésticos (-1,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,5%) registraram declínio.
Fonte: ANC