De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Curiosidades

Cientistas fazem descoberta que reforça a teoria de que o Santo Sudário é real

blog-turin-2

Cientistas fizeram uma descoberta que sugere que um pano de sepultamento que supostamente mostra uma marca de Jesus pode ser real.

O famoso Santo Sudário (ou Sudário de Turim), um pedaço de linho impresso com a imagem de um homem barbudo, é um mistério há séculos.

Os crentes afirmam que Jesus foi envolto no sudário antes de ser enterrado e que a imagem é dele, enquanto outros discordam e o rotulam como uma farsa. Há, ainda, os que acreditam que a imagem foi gravada em “3D”, o que comprovaria a ressurreição do nazareno.

Em 1988, pesquisadores alegaram ter desmascarado a relíquia e provado que ela era da Idade Média — centenas de anos depois de Jesus. Porém uma nova dúvida foi estabelecida: a suposta técnica para imprimir a imagem do homem barbudo no tecido era desconhecida no período citado.

A maioria das estimativas diz que Jesus foi crucificado em 33 DC, com base no calendário juliano, passagens da Bíblia e evangelhos da época: ou seja, cerca de 1.991 anos atrás.

Leia também:  Corpo de papa já explodiu durante funeral

Novas evidências sugerem que o pano foi feito há cerca de 2.000 anos, o mesmo período em que se diz que Jesus viveu e morreu.

Pesquisadores italianos usaram tecnologia de raio-x especializada para examinar o lençol de linho, guardado a sete chaves pela Igreja Católica em Turim (Itália), e determinar a sua idade.

O Instituto de Cristalografia do Conselho Nacional de Pesquisa estudou oito pequenas amostras de tecido para descobrir pequenos detalhes da estrutura do linho e padrões de celulose. Para determinar os resultados, os especialistas usaram métricas específicas de envelhecimento, como temperatura e umidade, , que causam uma quebra significativa da celulose e compararam com outros linhos encontrados em Israel que datam do primeiro século.

Mas Liberato De Caro, autor principal do último estudo, disse que a pesquisa antiga — que usou datação por carbono para estimar que o sudário foi feito entre os anos de 1260 e 1390 — não era confiável. A equipe também comparou o sudário com amostras de linhos fabricados nesse período, descobrindo que nenhuma era compatível.

Leia também:  Fiéis são criticados por tirar selfies diante do caixão com o corpo do Papa Francisco

“Amostras de tecido geralmente estão sujeitas a todos os tipos de contaminação, que não podem ser completamente removidas do espécime datado.”

A Bíblia afirma que José de Arimateia foi o homem que envolveu o corpo de Jesus em linho antes de colocá-lo no túmulo.

Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.