De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

Chuva de meteoros táuridas acontece nesta terça (12), com ‘bolas de fogo’ no céu

Astronomia (2)

O pico de atividade da chuva de meteoros Táuridas do Norte acontece nesta terça-feira (12) com pontos brilhantes, de longa duração e que devem realizar um caminho longo no céu durante o período. Por causa dessas características, os pontos são nomeados de “bolas de fogo” e podem ser vistos a partir do Ceará. São previstos cerca de cinco meteoros por hora.

O fenômeno está ativo entre os dias 20 de outubro a 10 de dezembro, mas o melhor momento para visualização será no dia 12 de novembro, conforme análise do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Em Fortaleza, a chuva de meteoros pode ser observada entre meia noite e 3h, logo no início da terça, quando o ponto radiante fica mais alto no céu. Na ocasião, os meteoros devem aparecer verticalmente para baixo, produzindo trilhas curtas.

Alguns, no entanto, tendem a entrar na atmosfera em um ângulo oblíquo, produzindo meteoros de longa duração que podem atravessar uma ampla área do céu antes de queimar completamente.

Durante todo o período de atividade, a chuva de meteoros pode ser vista a partir de 17h58 de cada noite até às 4h45, mas com menos condições de visualização. 

“A constelação de Touro está bem elevada no nosso céu e um maneira fácil de localizá-la é porque Júpiter está bastante perto, quem olhar na madrugada para o topo do céu, vai ver uma ‘estrela’ brilhante”, orienta o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Lauriston Trindade.

Ou seja, os pontos luminosos podem aparecer em qualquer lugar do céu, mas surgem desse local específico ligado à constelação de Touro. O fenômeno, como analisa Lauriston, é muito favorável de ver a partir do Ceará.

Os municípios mais afastados dos grandes centros urbanos que possuem as melhores condições de observação. Porém, o Ceará está com previsão de chuvas intensas para 21 cidades do Estado, concentrados na Região do Cariri e no Sul do Ceará, o que dificulta a visualização nesses espaços.

“É uma chuva relativamente fraca, são esperados entre cinco ou seis meteoros por hora, mas que são brilhantes e relativamente lentos. Então, é possível ver o surgimento e acompanhar”, pondera o astrônomo.

Outra boa oportunidade para ver os riscos no céu será no dia 17 de novembro com a Chuva de meteoros Leônidas. No dia 17 de novembro, o aglomerado atinge o ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. De Fortaleza, é visível entre 18h33 e 4h28.

“É uma chuva muito mais intensa do que a Táuridas, são cerca de 30 meteoros por hora, vão surgir na constelação de Leão e o máximo de atividade vai ser por 1 hora na madrugada do dia 17 de novembro”, destaca Lauriston.

A Leônidas, inclusive, tem um contexto histórico importante porque marcou a população dos Estados Unidos porque uma imensidão de estrelas cadentes apareceu simultaneamente.

Diário do Nordeste

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.