De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

educação

Ceará é destaque no combate ao analfabetismo

image_processing20230825-31541-1uljsca

O Ceará se destaca entre os estados com maior adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Até a última semana, 94% dos municípios cearenses aderiram à iniciativa, que visa ampliar as matrículas de pessoas com baixa escolaridade acima de 18 anos.

As atividades do Pacto EJA tiveram início em 6 de junho e já contam com a participação de 3.306 municípios em todo o Brasil. O MEC planeja investir mais de R$ 4 bilhões para criar 3,3 milhões de novas matrículas na EJA ao longo de quatro anos. O programa também oferecerá vagas integradas à educação profissional e reativará o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com a abertura de 900 mil vagas para estudantes e 60 mil bolsas para educadores populares.

Confira os municípios que não tinham aderido à iniciativa até a última quinta-feira (18/07). A lista foi divulgada na última semana, mas alguns municípios podem ter aderido e o MEC fará a atualização em breve.

Leia também:  Encontro Regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância em Redenção: saiba o que disseram as autoridades ao Programa do Rochinha
AiuabaFortaleza
AlcântarasIbaretama
AracatiMucambo
BarroquinhaPacajus
Brejo SantoTrairi
Caucaia

O Pacto EJA é uma iniciativa que busca fortalecer a educação de jovens e adultos, abordando os altos índices de analfabetismo e promovendo a elevação da escolaridade para pessoas com 15 anos ou mais. As aulas são voltadas para os Ensinos Fundamental e Médio.

Confira as metas do Pacto EJA para os próximos quatro anos:

  • 900 mil estudantes no Programa Brasil Alfabetizado (PBA)
  • 100 mil jovens de 18 a 29 anos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)
  • 540 mil estudantes beneficiários do Pé-de-Meia EJA
  • 190 mil estudantes do sistema prisional
  • 10 mil alunos da Universidade Aberta do Brasil formados
  • 60 mil educadores populares
  • 3 mil escolas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-EJA)

Segundo o Censo Demográfico de 2022, 14,1% da população cearense com 15 anos ou mais é analfabeta, totalizando aproximadamente 987 mil pessoas. A situação é particularmente grave em algumas cidades. Em Granja, 29% da população é analfabeta. Em Icó, o percentual é de 25,9%.

Leia também:  Deputados articulam votação com urgência de proposta que pode aumentar vagas para eleições de 2026

Para reforçar a adesão e promover a educação, o MEC lançou uma chamada pública como parte das estratégias do Pacto EJA. Até 6 de setembro serão realizados debates presenciais e virtuais sobre a modalidade de ensino, mobilização social e sensibilização em espaços públicos. O MEC também promoverá eventos e atividades online para orientar os sistemas de ensino sobre como acessar os programas do Pacto EJA.

Fonte: ANC

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.