No mês da campanha Novembro Azul, dedicada ao combate ao câncer de próstata, a discussão sobre os estigmas em torno da doença ganha destaque. E o estígma ainda é uma realidade.
Um em cada três homens com mais de 45 anos nunca fez e nem pretende fazer o exame de toque retal, de acordo com pesquisa realizada pelo A.C. Camargo Cancer Center em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
O levantamento revela que 52% dos homens entrevistados acreditam que o câncer de próstata é uma doença típica da terceira idade, enquanto 30% disseram que a doença só deve ser diagnosticada após o surgimento de sintomas.
Porém, o urologista Emir de Sá destaca que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de cura. “Quanto mais cedo se fizer o diagnóstico, melhores as chances de cura. Não há como evitar o câncer de próstata ou de mama com exames. O exame serve para uma prevenção precoce, um diagnóstico precoce”, explica.
Os resultados se tornam ainda mais preocupantes ao se revelar que 44% dos homens entrevistados afirmaram não saber como prevenir a doença. O estudo ouviu 966 homens com idade a partir de 16 anos, de todas as 27 Unidades da Federação, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024.
SOBRE A DOENÇA
O câncer de próstata é o crescimento anormal das células da próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ele pode crescer de forma lenta e, muitas vezes, não apresenta sintomas. Exames regulares, como o PSA e o toque retal, são fundamentais para detectar a doença precocemente. Quando identificado a tempo, o tratamento, que pode incluir cirurgia, radioterapia ou medicamentos, oferece boas chances de cura.
Jornal Jangadeiro



