De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Câncer de Próstata: um a cada três homens com mais de 45 anos não pretende fazer exame de toque retal

Screenshot 2024-11-17 at 17-01-19 Instagram

No mês da campanha Novembro Azul, dedicada ao combate ao câncer de próstata, a discussão sobre os estigmas em torno da doença ganha destaque. E o estígma ainda é uma realidade.

Um em cada três homens com mais de 45 anos nunca fez e nem pretende fazer o exame de toque retal, de acordo com pesquisa realizada pelo A.C. Camargo Cancer Center em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

O levantamento revela que 52% dos homens entrevistados acreditam que o câncer de próstata é uma doença típica da terceira idade, enquanto 30% disseram que a doença só deve ser diagnosticada após o surgimento de sintomas.

Porém, o urologista Emir de Sá destaca que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de cura. “Quanto mais cedo se fizer o diagnóstico, melhores as chances de cura. Não há como evitar o câncer de próstata ou de mama com exames. O exame serve para uma prevenção precoce, um diagnóstico precoce”, explica.

Os resultados se tornam ainda mais preocupantes ao se revelar que 44% dos homens entrevistados afirmaram não saber como prevenir a doença. O estudo ouviu 966 homens com idade a partir de 16 anos, de todas as 27 Unidades da Federação, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024.

SOBRE A DOENÇA

O câncer de próstata é o crescimento anormal das células da próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ele pode crescer de forma lenta e, muitas vezes, não apresenta sintomas. Exames regulares, como o PSA e o toque retal, são fundamentais para detectar a doença precocemente. Quando identificado a tempo, o tratamento, que pode incluir cirurgia, radioterapia ou medicamentos, oferece boas chances de cura.

Jornal Jangadeiro

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.