De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

CUIDADO

Câncer de próstata: confira 7 mitos e verdades que você precisa saber

ap

Cuidar da saúde da próstata é uma atitude fundamental para garantir o bem-estar masculino. No entanto, esse ainda é um tema cercado de tabusmedos e desinformação. Falar abertamente sobre o assunto é mais do que importante: é urgente. Adiar exames por receio ou vergonha pode ter consequências graves.

Um levantamento realizado pelo A.C. Camargo Cancer Center, com cerca de mil homens de todas as regiões do Brasil, revelou um dado preocupante: três em cada dez entrevistados nunca fizeram e nem pretendem fazer o exame de toque retal.

Outro dado alarmante do estudo é que 44% dos participantes não sabem como prevenir o câncer de próstata – uma das principais causas de morte entre homens brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), somente no último ano, a doença matou, em média, 47 pessoas por dia no país.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Elisângela Bittencourt, é essencial vencer os preconceitos e encarar os exames preventivos como um ato de responsabilidade consigo mesmo. “Doenças da próstata, incluindo o câncer, têm grandes chances de cura quando diagnosticadas precocemente”, destaca a especialista.

Conheça alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre o câncer de próstata.

1. Câncer de próstata não afeta homens jovens?

Mito. Embora a maioria dos casos ocorra em homens mais velhos, o câncer de próstata também pode surgir em homens mais jovens, inclusive a partir dos 40 anos.

2. O câncer de próstata é uma doença rara?

Mito. Trata-se da segunda neoplasia mais comum entre homens no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, são estimados mais de 65 mil novos casos por ano.

3. Todo câncer de próstata exige tratamento imediato?

Mito. Alguns tipos evoluem de forma lenta e podem ser apenas monitorados, sem intervenção imediata. A melhor estratégia será definida pelo médico, com base no tipo e estágio da doença.

4. Todo caso requer tratamento agressivo?

Mito. Nem sempre é necessário um tratamento intenso. Em muitos casos, uma abordagem menos invasiva é suficiente, especialmente quando a doença está em estágio inicial e o paciente tem boa saúde geral.

5. Hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco?

Verdade. Alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas são aliadas importantes na prevenção. Frutas, legumes e alimentos com baixo teor de gordura animal ajudam a proteger a próstata.

Em contrapartida, o consumo elevado de carne vermelha e laticínios gordurosos pode elevar o risco. Manter o peso sob controle e evitar o sedentarismo também são atitudes que favorecem a saúde prostática.

6. Histórico familiar aumenta o risco?

Verdade. Ter pai ou irmão com histórico da doença eleva significativamente as chances de um homem também desenvolver câncer de próstata.

7. Exames preventivos são fundamentais?

Verdade. O PSA e o toque retal são os principais exames para detecção precoce. Feitos regularmente, permitem identificar alterações antes do surgimento de sintomas, ampliando as chances de sucesso no tratamento.

Meio Norte

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.