De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FORTALECIMENTO

Baturité sedia etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

A

O município de Baturité foi palco, nesta terça-feira (3), de um importante momento de diálogo e construção coletiva: a Etapa Regional da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no bairro Sanharão.

Com o tema “Democracia, Igualdade e Direitos para Todas as Mulheres Cearenses”, o evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres em toda a região.

A conferência é fruto da articulação entre o Governo do Estado do Ceará, o Ministério das Mulheres e os municípios participantes, e reforça o compromisso com a promoção da igualdade de gênero, o combate à violência e a valorização dos direitos das mulheres em sua pluralidade.

Representando o prefeito Herberlh Mota, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos, Mulheres e Segurança Alimentar e Nutricional de Baturité, Vanda Anselmo, destacou a importância do evento e das ações já implantadas no município.

“Hoje nós temos um órgão no Executivo Municipal que trata, integra, acompanha e monitora as políticas públicas destinadas às mulheres. Aqui é um espaço rico e valoroso, com participação de empresárias, quilombolas, agricultoras, técnicas e mulheres em situação de vulnerabilidade. A perspectiva é fortalecer o enfrentamento à violência doméstica, que vem crescendo no país, e avançar na construção de políticas públicas de prevenção e empoderamento”, afirmou Vanda ao Programa do Rochinha.

Ela ainda ressaltou que, apesar de as mulheres representarem mais de 50% da população brasileira, sua presença em espaços de poder ainda é reduzida.

“Temos apenas 14% de mulheres no Congresso Nacional e 13% nos legislativos municipais. Isso evidencia um preconceito e uma grande barreira nos espaços de decisão. Precisamos ampliar essa participação e discutir profundamente essas desigualdades, especialmente neste ano que culminará com a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, em outubro, em Brasília.”

A secretária também citou avanços locais, como a criação da Casa da Mulher Baturitense, o fortalecimento da Secretaria Municipal da Mulher e a existência de políticas de saúde específicas e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O município agora se prepara para elaborar seu primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

A vereadora Joana Furtado também participou do evento e reforçou o papel do Legislativo Municipal no fortalecimento das ações voltadas ao público feminino.

“A Câmara Municipal está presente e atuante, e hoje já contamos com a Procuradoria Especial da Mulher. É uma conquista importante que reforça a luta contra a violência e amplia o acesso das mulheres aos seus direitos. A mulher tem conquistado muitos espaços, mas ainda enfrentamos desigualdades que precisam ser enfrentadas com políticas públicas contínuas e eficazes”, declarou a vereadora.

O evento regional em Baturité integra o processo preparatório para a etapa estadual da conferência e, posteriormente, para a etapa nacional, que deve reunir representantes de todo o país para debater avanços e desafios das políticas para as mulheres no Brasil.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.