O Governo de Aracoiaba, aderiu a Campanha ‘Abril Azul’ mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que oferece uma oportunidade preciosa para refletir sobre a importância de valorizar as diferenças na sociedade atual.
A Secretaria de Saúde de Aracoiaba, realizará diversas ações voltadas a Campanha ‘Abril Azul’, durante todo o mês.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Programa do Rochinha – Mistério da Saúde