De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

economia

Aposentado ou pensionista que teve benefício do INSS iniciado a partir de junho vai receber 13º salário em novembro em parcela única

4d9f7462-3f36-43a0-aa28-9a6025f02631

os aposentados, pensionistas e pessoas que começaram a receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de junho deste ano terão direito a receber o 13º salário em parcela única. Para esses beneficiários, os valores serão creditados na folha de novembro, em parcela única, junto com o pagamento do benefício mensal.

No entanto, circulam em redes sociais e sites que “será lançada folha extra de 13º salário para quem recebeu no meio do ano”, “pagamento de 14º salário” e “13º salário para quem recebe BPC”. Essas informações não são verdadeiras. 

Desde 2020, quando o INSS começou a creditar as parcelas do 13º no primeiro semestre do ano, o assunto tem originado notícias falsas (fake news), que surgem frequentemente nesta época do ano. O INSS explica que não há nenhuma previsão legal para esse tipo de pagamento e orienta cautela ao clicar em links com informações sobre o abono de Natal, ou suposta lista de beneficiários.

Calendário

O pagamento dos benefícios de novembro vai começar no dia 25 e vai até 6 de dezembro, variando de acordo com o final do benefício e se o valor é igual ou superior ao salário mínimo. 

Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Na hipótese de fim de benefício programado para antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. 

Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiário de Renda Mensal Vitalícia, não recebem o 13º salário.

Para quem ganha até um salário mínimo

Final do benefício      Dia do crédito

1……………………………………….. 25/nov
2……………………………………….. 26/nov
3 ………………………………………. 27/nov
4 ………………………………………. 28/nov
5 ………………………………………..29/nov
6 ………………………………………. 01/dez
7 ………………………………………. 02/dez
8 ………………………………………. 03/dez
9 ………………………………………. 04/dez
0 ………………………………………. 05/dez

Para quem ganha acima do piso nacional

Final do benefício      Dia do crédito

1 e 6 ………………………………….. 01/dez
2 e 7 ………………………………….. 03/dez
3 e 8 ………………………………….. 06/dez
4 e 9 ……………………………………07/dez
5 e 0 ………………………………….. 08/dez

Ceará Agora

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.