De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

MARCANTE

Após mais de 40 anos, Caridade vive dia histórico com a fixação da cabeça de Santo Antônio

Capturar

Caridade viveu, nesta terça-feira (16), um momento histórico e simbólico para sua fé e identidade cultural. Após mais de quatro décadas de espera, a cabeça da nova imagem de Santo Antônio foi finalmente içada e fixada no topo do monumento, localizado no município a cerca de 98 km de Fortaleza.

O responsável pela obra, o escultor cearense Markus Moura, celebrou o momento.

“Hoje é um dia histórico aqui em Caridade. Há mais de 40 anos o pessoal estava esperando que o Santo Antônio tivesse a cabeça. Aí está. Hoje colocamos a cabeça do Santo Antônio de Caridade”, afirmou.

Segundo o artista, o trabalho segue agora para a fase de acabamento.

“Foi um momento muito esperado. A cabeça já foi içada e estamos na fase de fixação. Em seguida, vamos preencher com cimento, dar formato, rosto e identidade à estátua de Caridade”, explicou Markus Moura.

A obra faz parte de um amplo complexo religioso, resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caridade. O investimento total é de quase R$ 11 milhões, distribuído em pelo menos três contratos, com acompanhamento da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O espaço ocupará uma área de 4,4 mil m² e contará com santuário, mirante, lojas, pátio, calçadão arborizado, urbanização e área cultural.

Em nota, a SOP informou que a Prefeitura conclui a montagem da cabeça e dos membros da estátua, enquanto o Estado dará continuidade às intervenções finais a partir de janeiro de 2026, incluindo urbanização do entorno, pavimentação do pátio e estacionamento do santuário.

Com a cabeça no lugar, a nova imagem de Santo Antônio atingirá 36 metros de altura. As peças foram moldadas por Markus Moura, conhecido nacionalmente por grandes obras religiosas, como o Cristo Protetor de Encantado (RS), inaugurado este ano.

Durante décadas, Caridade ficou conhecida como a “cidade do santo sem cabeça”, já que a cabeça original permaneceu exposta em uma rua do Conjunto Habitacional, a cerca de três quilômetros do corpo da imagem. Agora, o novo monumento ganha forma definitiva e marca um novo capítulo para o turismo religioso e para a história do município.

#Caridade #SantoAntônio #Fé #TurismoReligioso #História

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.