Caridade viveu, nesta terça-feira (16), um momento histórico e simbólico para sua fé e identidade cultural. Após mais de quatro décadas de espera, a cabeça da nova imagem de Santo Antônio foi finalmente içada e fixada no topo do monumento, localizado no município a cerca de 98 km de Fortaleza.
O responsável pela obra, o escultor cearense Markus Moura, celebrou o momento.
“Hoje é um dia histórico aqui em Caridade. Há mais de 40 anos o pessoal estava esperando que o Santo Antônio tivesse a cabeça. Aí está. Hoje colocamos a cabeça do Santo Antônio de Caridade”, afirmou.
Segundo o artista, o trabalho segue agora para a fase de acabamento.
“Foi um momento muito esperado. A cabeça já foi içada e estamos na fase de fixação. Em seguida, vamos preencher com cimento, dar formato, rosto e identidade à estátua de Caridade”, explicou Markus Moura.
A obra faz parte de um amplo complexo religioso, resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caridade. O investimento total é de quase R$ 11 milhões, distribuído em pelo menos três contratos, com acompanhamento da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O espaço ocupará uma área de 4,4 mil m² e contará com santuário, mirante, lojas, pátio, calçadão arborizado, urbanização e área cultural.
Em nota, a SOP informou que a Prefeitura conclui a montagem da cabeça e dos membros da estátua, enquanto o Estado dará continuidade às intervenções finais a partir de janeiro de 2026, incluindo urbanização do entorno, pavimentação do pátio e estacionamento do santuário.
Com a cabeça no lugar, a nova imagem de Santo Antônio atingirá 36 metros de altura. As peças foram moldadas por Markus Moura, conhecido nacionalmente por grandes obras religiosas, como o Cristo Protetor de Encantado (RS), inaugurado este ano.
Durante décadas, Caridade ficou conhecida como a “cidade do santo sem cabeça”, já que a cabeça original permaneceu exposta em uma rua do Conjunto Habitacional, a cerca de três quilômetros do corpo da imagem. Agora, o novo monumento ganha forma definitiva e marca um novo capítulo para o turismo religioso e para a história do município.
#Caridade #SantoAntônio #Fé #TurismoReligioso #História



