A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, na manhã desta quarta-feira (9), que começou a notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações para que permitam a seus clientes o acesso à plataforma X (antigo Twitter).
A orientação segue determinação de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão publicada na terça-feira (8), o ministro autorizou a retomada dos serviços após a rede social cumprir as medidas que resultaram no bloqueio há mais de um mês.
“Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”, informa a Anatel, complementando que o tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, “conforme suas especificidades”.
Como será o retorno do antigo Twitter
Após os provedores de internet serem notificados, cabe a cada plataforma liberar o acesso total ao Twitter. O prazo determinado por Moraes encerra na tarde desta quarta-feira (9).
“Uma vez que chegar essa instrução [da Anatel] em algumas horas já começa a funcionar em alguns lugares”, disse à AFP Basilio Rodríguez, conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
Diário do Nordeste