De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

SAÍDA

Alckmin recebe Elmano e empresários do Ceará para negociar medidas para reduzir impacto do tarifaço

AK

Uma comitiva formada por empresários cearenses e liderada pelo governador Elmano de Freitas (PT) deve se reunir, na próxima terça-feira (29), às 9 horas, com o vice-presidente da RepúblicaGeraldo Alckmin (PSB), em Brasília. A principal pauta do encontro é a negociação de medidas para reduzir o impacto da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. 

O petista comandou, neste sábado (26), uma reunião com todo o secretariado e comentou sobre as tratativas com o setor empresarial. A sobretaxa passa a valer a partir do dia 1º de agosto.

“Estamos reunidos permanentemente. Ontem (sexta-feira, 25) mesmo eu voltei a ter reunião com o presidente da Fiec (Ricardo Cavalcante), e estamos discutindo medidas. Adianto para vocês que essas medidas estão sendo negociadas, nós só podemos falar delas publicamente quanto estiverem devidamente negociadas com os empresários, e parte delas tem a ver com negociações com o Governo Federal”, comentou o governador.

Além de Elmano e do presidente da Fiec, a comitiva deve contar ainda com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), José Amilcar de Araujo Silveira, além de outros nomes de diversos setores econômicos do Ceará. 

Impacto sobre os empregos

Em entrevista à imprensa, o governador reforçou que um dos principais focos de preocupação é com o impacto sobre os empregos que essa tarifa pode provocar. 

“Também temos preocupação com os pescados que estão em contêineres, estamos discutindo qual solução podemos dar, da mesma maneira com a castanha de caju e com a cera da carnaúba. Fiz uma discussão específica com a ArcelorMittal, que representa a metade das cargas movimentadas no nosso porto, e 78% do que a ArcelorMittal exporta é para os Estados Unidos. E, neste caso, tem uma situação específica, porque o aço já tem uma tarifa de 50%”, disse.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.