De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

estudo

Absorventes internos: pesquisadores encontram metais, incluindo chumbo, nos produtos

menstrual-tampons-with-thread-blue-background

Um estudo americano descobriu a presença de 16 metais em diferentes tipos e marcas de absorventes internos usados durante a menstruação. Os pesquisadores testaram 30 absorventes internos de 18 linhas e 14 marcas para 16 metais.

Considerando que entre 52% e 86% das pessoas menstruadas nos Estados Unidos usam absorventes internos, os cientistas queriam compreender se o produto pode levar à exposição química sistêmica, uma vez que o tecido vaginal é altamente absorvente.

Vários metais tóxicos, como cádmio, chumbo e arsénico, foram encontrados em concentrações significativas, mas a presença de mercúrio ou crómio não foi substancial. Cálcio e zinco foram encontrados em concentrações mais elevadas em comparação aos demais metais.

Para os cientistas, o resultado mais preocupante foi a presença de chumbo em todos os absorventes testados no estudo. Quando o chumbo entra na circulação sanguínea pode se depositar nos ossos, substituindo o cálcio e persistindo no corpo por muito tempo.

Sabe-se que mesmo níveis baixos de chumbo têm um impacto tóxico na saúde e no comportamento neurológico, bem como na saúde renal, reprodutiva, imunológica, cardiovascular e de desenvolvimento.

Leia também:  Homem de Boa Viagem morre após engasgar com peixe e engolir pedra para retirar espinha

Os pesquisadores defendem que são necessários mais estudos para confirmar as descobertas, após as quais são necessárias regulamentações rigorosas de fabricação para a produção de absorventes internos.

O estudo foi publicado na Environment International.

Folha de Pernambucano

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.