Tem início neste domingo (25), mais uma edição do tradicional Copão São Pedro, competição amadora de futebol, realizada na cidade de Jucás, no interior do Ceará. O campeonato acontece desde 1991 e essa será a 33ª edição do torneio.
A competição, conhecida como a Libertadores do futebol amador, terá 50 mil reais em premiação. O Copão é disputado em formato de Copa, com fase de grupos e mata-mata. Os times estão divididos em duas divisões, sendo a segunda divisão e a primeira divisão, que conta com equipes mais qualificadas.
O torneio se estende por todo o segundo semestre do ano, tendo a final das duas divisões marcadas para o dia 19 de novembro de 2023. Todos os jogos são disputados na Arena Souzão, em Jucás.
Na última edição da competição, a Seleção de Pedra Branca se sagrou campeã, após vencer o Flamengo da Muriçoca nos pênaltis, por 5 a 4. O maior campeão da história é o São Pedro, que acumula 6 títulos, mas não vence desde 2007.
Um dos organizadores da competição, Antônio Filho, presidente do Iguatu – que disputa o Campeonato Cearense profissional e Série D do Brasileiro – falou sobre a realização de mais um Copão São Pedro.
“É uma competição que já é muito tradicional aqui em toda Jucás e região. Sem dúvidas é o maior campeonato amador do interior do Ceará e um dos maiores do nordeste. Fico muito feliz por estar chegando o início de mais uma edição. Está tudo pronto, a Arena está em perfeito estado, esse ano fizemos diversas melhorias, a iluminação está impecável, o gramado em perfeito estado. As equipes quando vem enfrentar o Iguatu pela Série D, treinam e se preparam na Arena, o que mostra que tem uma ótima qualidade. Esperamos que seja mais uma edição muito boa, com bons jogos, ótimos jogadores e que no final, o melhor saia campeão”, disse.
Diário do Nordeste