O engenheiro Frederico Siqueira foi oficialmente nomeado e empossado como ministro das Comunicações nesta quinta-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até então, Siqueira atuava como presidente da Telebras, estatal vinculada ao próprio ministério.
A escolha do novo titular da pasta foi feita por indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conforme informou o Palácio do Planalto nesta nota.
A nomeação ocorre duas semanas após a saída de Juscelino Filho (União-MA), que deixou o cargo no dia 8 de abril após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeitas de desvio de emendas parlamentares.
Antes da confirmação de Siqueira, o União Brasil havia sinalizado o nome do deputado Pedro Lucas (MA), líder da sigla na Câmara, como sucessor. O parlamentar chegou a se reunir com Lula e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, no Palácio da Alvorada, e chegou a ser tratado como futuro ministro.
No entanto, Pedro Lucas recusou o convite dois dias antes da nomeação oficial, alegando questões internas do partido. Em nota, ele pediu desculpas a Lula e alegou que sua permanência na Câmara era uma decisão consensual para manter a coesão do grupo político aliado a Luciano Bivar e Antônio Rueda, liderança que hoje disputa espaço na legenda.
IG



