De Segunda a Sexta – 06h às 07h

LACRADO

Corpo de papa já explodiu durante funeral

AP

A morte de um papa é um assunto que repercute bastante e aguça a curiosidade de muitos com relação aos rituais que envolvem o velório de um pontífice. Há séculos, o enterro de um santo padre segue uma série de protocolos fixos e não costumam sair da liturgia.

Um caso fora da curva é o do papa Pio XII que, por força da natureza e erro humano, precisou sair um pouco do rito após o corpo do religioso explodir.

A situação foi registrada em 1958, ano da morte do italiano, que é considerado por muitos como uma figura controversa por conta de seus posicionamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

Antes de ser exposto para a despedida dos fiéis, o corpo do católico foi velado por cardeais no Castel Gandolfo, na Itália.

Restos mortais de papa Pio XII

Nesse momento, o resto mortal do pontífice começou a inchar, sua pele ficou esverdeada e a cavidade peitoral explodiu.

Com a cena da pele do pontífice rachada, líquidos saindo do corpo e o mau cheiro que dominou o ambiente, cardeais resolveram trancar o caixão com pregos. 

Leia também:  Árbitro cancela partida ao descobrir fezes deixadas em seu tênis após marcação de pênalti polêmico

Tempos depois, descobriram que o transtorno foi causado pelo médico pessoal do papa, que resolveu não seguir a técnica de embalsamento tradicional.

No lugar de injetar uma solução para interromper o processo de decomposição e de retirar o sangue e outros fluidos, o médico Riccardo Galeazzi-Lisi usou ervas, resina e vinagre no procedimento.

O velório, após o imprevisto, foi aberto ao público com o caixão lacrado, na Basílica de São Pedro. O profissional foi expulso do Vaticano e do conselho de medicina da Itália.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.