De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

prodígio

Miniadvogado de 4 anos sabe tudo de Direito e vídeo pode provar

Design-sem-nome-2024-11-17T091005.047

Benjamin tem só 4 anos, mas dá lição para qualquer universitário. O miniadvogado, de Santa Catarina, sabe o básico dos principais ramos do Direito. A mãe, orgulhosa, posta nas redes sociais vídeos que comprovam o conhecimento do menino. Ele não se faz de rogado: responde questões com expressões técnicas e muita segurança.

A última “aula” do miniadvogado foi de Direito Constitucional. Perguntado sobre a famosa expressão “cláusula pétrea”, o garoto arrebentou: “Cláusula pétrea é aquilo que não pode ser mudado na Constituição Federal”, respondeu.

Com o vocabulário infantil, mas nem por isso menos técnico, Benjamin também soube falar sobre PEC e súmula vinculante. “Súmula vinculante é feita pelo STF, daí o juiz tem de decidir tudo da mesma forma”, afirmou. “O que significa a sigla PEC?”, pergunta a mãe. “É Proposta de Emenda à Constituição”, responde sem pestanejar.

Essa empolgação toda do miniadvogado vem de casa. A mãe Joice Souza é advogada criminalista e apaixonada por Direito, claro, que acabou por incentivar o filho. O menino transita pelo Direito Constitucional, Penal e Civil, sem dificuldades.

Nas redes sociais, Joice publica vários vídeos do filho demonstrando o conhecimento dele sobre Direito. E não são poucos. Ele encanta não só pelo vocabulário correto e preciso, mas também pela firmeza.

Por exemplo, o pequeno ensina que quando o advogado fala que tem que “emendar a inicial” é porque tem que “arrumar a petição”. Também  menciona que “procuração é quando [o cliente] dá poderes ao advogado” e, assim vai…

O universo do Direito Penal também é dominado pelo miniadvogado. A complexidade da área envolve mais de um tipo de ação penal: a que depende do movimento da vítima e a que envolve o Ministério Público – o defensor da sociedade.

“Quais são os tipos de ação penal, Benjamin?”, pergunta a mãe ao menino. “Tem a ação penal pública e tem a ação penal privada”, responde com firmeza o garotinho.

Em seguida, Benjamin faz a distinção. “A ação penal pública quem faz ela é o Ministério Público. A ação penal pública privada é que a vítima pede para o Ministério Público processar. A incondicionada é que tanto faz a vontade da vítima, o Ministério Público tem de processar.”

E olha que ele nem entrou no Ensino Fundamental ainda! Vai longe esse garoto!

Só Notícia Boa

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.