Você abre o aplicativo do banco, vê as mensagens recebidas, dá uma olhadinha nas redes sociais e, de repente, já passou horas mexendo no celular. Mas você já se perguntou quanto tempo fica olhando o celular? Um estudo realizado em julho de 2024 concluiu que os brasileiros dedicam, em média, 3,6 anos de suas vidas em frente à tela do aparelho telefônico.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Ipsos e encomendada pelo Nubank Ultravioleta, mostra ainda que esse período é equivalente a 6% de todo o tempo livre que uma pessoa possui ao longo do ano.
Se os dados forem discriminados por gênero, o uso do aparelho telefônico consome 6,4% do tempo livre das mulheres e 5,9% dos homens durante a vida adulta.
Entretanto, não é só o telefone que “toma” o tempo livre dos brasileiros. O uso de outras telas, como televisão e jogos eletrônicos, somados, ocupa 12% da vida adulta, o que equivale a 7 anos.
Veja as atividades mais realizadas no tempo livre, segundo o estudo
- Uso de Celular
- Assistir TV
- Descanso e ócio
- Jogar
- Se exercitar
A pesquisa também identificou outras atividades feitas no tempo livre dos brasileiros. A prática de esportes, por exemplo, ocupa apenas 4%, que corresponde a 2,2 anos. Já as atividades ao ar livre foram indicadas como responsáveis por 2% do tempo livre, totalizando 1 ano de vida.
Descansar e ócio somam 4%, ou 2,3 anos, enquanto atividades religiosas ficam com 2%, ou 1,2 anos. Participar de eventos é equivalente a apenas 1%, totalizando 0,8 anos.
Os participantes disseram no estudo que se tivessem mais tempo livre usariam para fazer viagens (41,7%), dormir (36%), assistir TV (27,2%), se exercitar (26%) e descansar (23,4%).
Para que se chegasse a essa conclusão, o estudo ouviu 1.500 pessoas, de forma online e presencial, com homens e mulheres acima de 18 anos das classes ABCDE, de todas as regiões do Brasil entre os dias 17 a 23 de julho de 2024. 52% dos participantes eram do sexo feminino e 48%, do masculino.
Para que fossem representados o cálculo médio em anos de vida adulta brasileira, foram considerados dados de expectativa de vida do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na vida adulta, que vai dos 18 aos 76 anos, o que totaliza 58 anos de vida adulta.