De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

política

Congresso promulga PEC da Anistia com a presença de apenas 03 parlamentares

Plenário do Senado Federal durante sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 133 de 2024, referente à Proposta de Emenda à Constituição nº 9, de 2023, que impõe aos partidos políticos a obrigatoriedade da aplicação de recursos financeiros para as candidaturas de pessoas pretas e pardas; estabelece parâmetros e condições para regularização e refinanciamento de débitos de partidos políticos; e reforça a imunidade tributária dos partidos políticos conforme previsto na Constituição Federal.

Mesa:
3º suplente da Mesa do Senado Federal, senador Dr. Hiran (PP-RR);
vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP);
diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Roberta Lys de Moura Rochael.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Plenário do Senado Federal durante sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 133 de 2024, referente à Proposta de Emenda à Constituição nº 9, de 2023, que impõe aos partidos políticos a obrigatoriedade da aplicação de recursos financeiros para as candidaturas de pessoas pretas e pardas; estabelece parâmetros e condições para regularização e refinanciamento de débitos de partidos políticos; e reforça a imunidade tributária dos partidos políticos conforme previsto na Constituição Federal. Mesa: 3º suplente da Mesa do Senado Federal, senador Dr. Hiran (PP-RR); vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP); diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Roberta Lys de Moura Rochael. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Congresso Nacional promulgou, nessa quinta-feira (22), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia. A sessão, no entanto, só contou com a presença de três parlamentes: o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) e os senadores Dr. Hiran (PP-RR) e Eduardo Gomes (PL-TO). Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não estiveram presentes.

A promulgação foi feita em sessão conjunta entre deputados e senadores que durou 13 minutos. Durante a sessão, apenas o deputado Marcos Pereira discursou. “Não tem como fim o perdão de sanções decorrentes do descumprimento de cotas relativas ao sexo e raça”, disse o parlamentar em um trecho da fala.

Ao fim da sessão, o senador Eduardo Gomes ensaiou um aplauso, que não foi acompanhado pelo Plenário, que estava vazio.

Conhecida como “PEC da anistia”, a proposta perdoa multas eleitorais aplicadas a partidos políticos que descumpriram cotas raciais em eleições passadas. Ela foi aprovada pelo plenário do Senado um dia depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Cn7

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.