De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

15 de agosto: o mistério do Dia do Solteiro no Brasil

1_dia_do_solteiro-29623340

No dia 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora divide sua data com uma celebração curiosa, mas de origem incerta no Brasil: o Dia do Solteiro. O momento busca valorizar quem ainda não encontrou o seu “par ideal” ou simplesmente aqueles que preferem evitar um relacionamento.

A ideia original tem raízes na China e acontece meses depois, no dia 11 de novembro, conhecido como Guanggun Jie. A escolha se dá em referência ao número 1, que representaria os solteiros; daí a data: 11/11 (duplo onze).

Mas entre os brasileiros, a comemoração foi adiantada sem motivo aparente e é compartilhada no mês de agosto em portais responsáveis pelo anúncio de datas comemorativas.

A data já aparece como referência em veículos de comunicação desde 2008, incluindo uma notícia publicada no G1 sobre a celebração de mulheres em uma balada, sem detalhar suas origens.

Algumas marcas também já usaram o 15 de agosto para apresentar seus produtos e, em 2013, o perfil do Burger King Brasil na rede social Twitter (atual X) usou a hashtag #DiadoSolteiro com a legenda: “Solteiro sim, com fome nunca!”.

Apesar de sua popularidade no País, rendendo memes e brincadeiras entre os internautas, não foi possível apontar o momento em que o Dia do Solteiro no Brasil passou a se diferenciar da comemoração internacional usual, no dia 11 de novembro.

A data oficial é considerada um dos maiores eventos de compras na China e surgiu de uma brincadeira na Universidade de Nanquim, em 1993, em que os solteiros se presenteavam e organizavam reuniões e festas para celebrar o dia.

O “Duplo 11” chinês se popularizou como uma espécie de Black Friday para o e-commerce graças à empresa de varejo Alibaba, em 2009. Na época, a companhia passou a oferecer descontos e foi seguida por sites de compras.

De acordo com o portal LA Times, 10 anos depois da empresa Alibaba oferecer descontos aos consumidores, o Dia do Solteiro trouxe aos gigantes do e-commerce, em 2019, US$ 60 bilhões em venda (cerca de R$ 329 bilhões na cotação de 2024).

O Povo

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.