De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, nesta quarta-feira dia 31 de janeiro de 2024, o Açude Castro está com 37,99% de sua capacidade.
A bacia hidrográfica do Açude Castro abrange parte da Depressão Sertaneja (Sertão Central), atingindo altitudes entre 140 m (nível mais baixo) e 500 m (nível mais alto) e parte dos Maciços Residuais com níveis altimétricos variando de 500 a 980 m.
O Açude pertence a região hidrográfica da bacia metropolitana, e está inclusa como uma sub-bacia hidrográfica do rio Choró, sendo este um dos mais representativos dentre as bacias do Pirangi, Pacoti e São Gonçalo e os sistemas Ceará/Maranguape e Cocó/Coaçu, estando as demais restritas à zona costeira.
O Açude Castro foi construído em 1997, sendo monitorado, desde então, a variação dos níveis das águas e, a partir de 1998, iniciou-se o monitoramento qualitativo destas águas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH.
Programa do Rochinha