O Estádio Moreirão, em Palmácia, foi palco de uma final histórica neste sábado (16), reunindo duas forças do futebol veterano do Maciço de Baturité: Capistrano e Baturité. Com emoção dentro e fora de campo, Capistrano venceu o clássico por 3 a 0 e sagrou-se campeão da Copa 50tão, competição promovida pela Secretaria de Esportes e Juventude de Palmácia.
Além de troféus e medalhas, as equipes finalistas receberam premiação em dinheiro: Capistrano levou R$ 3 mil e Baturité R$ 2 mil.
O Árbitro central foi Wladyerisson Oliveira, atual Presidente do Sindicato dos Árbitros do Estado do Ceará.
O prefeito de Palmácia, Marcondes Barbosa, destacou a importância do torneio:
“Esse campeonato representa resgate. Resgate do esporte, da união e dos benefícios que ele traz à saúde e à sociedade. Dentro de oito meses já fizemos muito, apoiando desde o futebol feminino até competições escolares. Para o próximo ano, queremos fazer ainda mais e disputar de igual para igual com Capistrano.”
O prefeito de Capistrano, Cláudio Saraiva, celebrou a conquista junto com a torcida:
“Parabenizo nossos heróis capistranenses, verdadeiros protagonistas dessa vitória. Vocês elevaram o nome do nosso município com orgulho. Esse título é de todos nós.”
Para o diretor de Esportes de Palmácia, Hewerton Rodrigues, a competição deixa um legado:
“Foram três meses, dez equipes e nove cidades envolvidas. Isso prova que o esporte em Palmácia está voltando aos trilhos do desenvolvimento. Já temos equipes pedindo vaga para a próxima edição.”
O secretário de Esportes de Capistrano, Júnior Hil, ressaltou o orgulho da conquista:
“O título é merecido e faz parte da valorização que nosso governo vem dando ao esporte. Agora já pensamos no próximo desafio, a semifinal da Copa AMAB contra Mulungu.”
Do lado de Baturité, o dirigente Rildo Aquino agradeceu o desempenho de sua equipe:
“Para mim, não houve campeão ou vice. As duas equipes chegaram longe, mostraram força e união. Só tenho gratidão.”
O responsável técnico de Capistrano, Paulinho da Ótica, comemorou o feito:
“Foi uma final de muita luta. Esse título mostra que o Cinquentão está vivo e vai continuar crescendo em nossa região.”
Entre os destaques individuais, o zagueiro Pascoal levantou a taça e o goleiro Marcelo Barbosa foi eleito o melhor da competição.
A final da Copa 50tão não apenas coroou Capistrano, mas também consolidou o torneio como uma nova tradição esportiva no Maciço de Baturité, reforçando a integração regional através do futebol.
#Copa50tão #CapistranoCampeão #Palmácia #Baturité #FutebolVeterano

