Em um momento considerado marcante para a saúde pública da região, o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, há poucos meses anunciou oficialmente a municipalização do Hospital e Maternidade de Baturité, que antes era administrado pelas Irmãs de Caridade. A gestão municipal assumiu o controle da unidade com o compromisso de reestruturar os serviços e atender com mais eficiência a população local e regional.
Segundo o prefeito, além do simbolismo histórico, a decisão tem um forte valor emocional para a população.
“Viver esse momento, eu acredito que seja muito mais sentimental do que histórico, porque esse hospital tratou e cuidou não só das pessoas de Baturité, mas de toda a nossa região. Infelizmente, por conta de uma turbulência nos últimos anos, tivemos que assumir essa responsabilidade. E nosso primeiro programa foi aqui: anunciar a meta de zerar as filas de cirurgias no município”, declarou Herberlh Mota.
A partir desta nova fase, a Secretaria de Saúde de Baturité começou a executar cirurgias gerais e ginecológicas, atendendo à demanda reprimida existente.
“Pegamos toda a fila que existia na Secretaria da Saúde e estamos iniciando hoje os procedimentos cirúrgicos para zerar essas filas. Aqui a gente faz com muito compromisso, garantindo muitos recursos para melhorar a saúde e trazer mais qualidade de vida para o povo de Baturité”, completou o gestor.
O mutirão de cirurgias marca o início de uma nova gestão na unidade hospitalar e reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do sistema de saúde pública.



