Nesta quarta-feira, 4 de junho, às 9h, o município de Redenção será palco de um importante momento de diálogo entre a população local e representantes técnicos da Ferrovia Transnordestina Logística S/A (TLSA). O encontro acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no distrito de Antônio Diogo.
A atividade faz parte do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), uma ferramenta de escuta social coordenada pela Geosolos Consultoria, que presta serviços à Transnordestina. O objetivo é identificar impactos, ouvir os saberes locais e construir, em conjunto com a comunidade, propostas para mitigar e compensar eventuais efeitos da obra ferroviária.
A programação do encontro está dividida em três pautas principais:
- Pauta 1: Conhecendo nosso território – identificação de impactos e oportunidades;
- Pauta 2: Escutando saberes locais – tradições, cultura e sustentabilidade;
- Pauta 3: Construindo soluções – propostas para mitigar e compensar impactos.
A assistente social Juliana Saldanha, coordenadora da ação pela Geosolos, destaca a importância do evento para o fortalecimento do diálogo com a população:
“Estamos aqui nas articulações finais para mais um DRP – Diagnóstico Rápido Participativo – uma grande ferramenta social que nos permite ouvir a comunidade e apresentar devolutivas. Em Redenção, teremos esse encontro nesta quarta-feira, às 9 horas da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Diogo. Estamos muito felizes com a receptividade do poder público e da população. Agradeço especialmente ao Programa do Rochinha pela oportunidade. Essa iniciativa faz parte do trabalho social que desenvolvemos a serviço da Transnordestina”, afirmou Juliana.
A participação popular é considerada essencial para garantir que o avanço das obras da ferrovia aconteça de forma sustentável e respeitosa com os territórios por onde ela passa.


